sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


Jovens assumem protagonismo na Internet


De acordo com Stern (2008),(1) mais de metade dos jovens já publicaram na Internet. Comparativamente, os adultos apenas contabilizam metade dos conteúdos. E a questão que muitos adultos colocam é se a vida dos jovens, os lazeres e os interesses se pode jogar predominantemente na Internet. Que faz um  adolescente naturalmente? Conversa em chats, ou  "convive" em redes sociais como o Hi5, Facebook ou outros como  Xanga, este último referido por Danah Boyd (2008) no texto Youth, identity and digital media, (p.119-142).
Os habituais conflitos de gerações parecem manter-se neste campo: os adultos, que vêem com apreensão a supremacia dos jovens, e até das crianças, em áreas que eles não dominam, com competências que desconhece. E os jovens, que encontram um tereno fértil utilizam a sua destreza de forma magistral, o que lhes dá, em relação aos adultos, formas de protagonismo e independência como nunca.
Existem, assim, marcas de identidade na adolescência das sociedades ocidentais que intrigam adultos e investigadores que se dedicam a estas questões.
(1)
Susannah Stern
University of San Diego, Department of Communication Studies
in Producing sites, exploring identities: youth online authorship...

Sem comentários:

Enviar um comentário