quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Centre Pompidou atrai adolescentes



junior.Centre Pompidou



Será que de futuro os museus, as galerias e as bibliotecas públicas  vão ter o mesmo número de clientes ? Os jovens que hoje bocejam numa visita de estudo, que passam pelas obras de arte a correr, vão ser seus frequentadores  atentos e regulares?
Da leitura de um artigo, no Le Monde, fica-nos a ideia de que é necessário fidelizar os jovens a espaços  de cultura.  O Centro Georges Pompidou  pretende motivá-los, oferecendo actividades que estão dentro da sua esfera de interesses e de conceção inovadora. Em Portugal, com a habitual exceção para os badalados concertos de bandas de música e as manifestações desportivas, não se promovem muitas oportunidades de os levar a frequentar, de forma voluntária e autónoma,  museus, galerias e bibliotecas públicas.  Alguns (a maior parte?) apenas conhecem estes locais pela mão de professores, em contexto escolar.   Perguntamos: até que ponto as manifestações culturais não ficam irremediavelmente associadas à escola e, para nossa desilusão, são deixadas para trás  no final do percurso escolar?
Mathieu Lehanneur concebeu um espaço, no CGP, em jeito de "lounge", onde os jovens podem ligar o iPod, consultar os vidéos, os catálogos, num espaço inundado de música. Seis artistas plásticos conceberam obras flexíveis, modulares. Posteriormente,  iniciativas como manga, vídeo, moda, podem vir a  ser lançadas.

 Fonte:Emmanuelle Lequeux Le Monde.fr_Culture, 19-10-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário