quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Os pais e o desempenho dos alunos







A leitura é em grande parte determinada pela qualidade da educação. A verdade é que saber ler não é uma aquisição natural. Se não for estimulada (lembremos os que chegam à velhice sem ter aprendido a ler) dificilmente aprenderemos a ler. E o gosto pela leitura também terá de ser estimulado ou incentivado.
O artigo que aqui apresentamos, retirado do site educationtoday, aponta-nos dois fatores determinantes: o interesse genuíno dos pais e o seu empenho na vida ativa dos educandos.
Um dos exemplos apontados para esta revelação: alunos participantes no Pisa 2009, a quem os pais  leram livros, diaria ou semanalmente, durante o primeiro ano da escola primária, apresentam uma proficiência de leitura  marcadamente superior à dos alunos cujos pais raramente ou nunca liam histórias.
As questões sócio-económicas ligadas à competência de leitura são também um fator importante a considerar, mas, neste caso, a prática e o empenho dos pais dos alunos mais desfavorecidos minimizam os efeitos deste tipo de variável.
Outros fatores associados a altos níveis de leitura:
-Falar/conversar sobre rotinas da escola
-Falar/comentar filmes e programas de televisão
           --  Debater com eles questões sociais e políticas.

Ler + em educationtoday

Sem comentários:

Enviar um comentário