sábado, 28 de novembro de 2009


Nativos Digitais vs Imigrantes Digitais

O que é que está a mudar na comunicação humana?
E os jovens saberão sobreviver na era digital?


O Vídeo foi realizado com base nos dois textos de Marc Prensky. Alunos e adultos têm formas diferentes de actuar, de se adaptar, de tomar decisões. Alunos e adultos encaram a vida de modos diferentes.

Recursos a trabalhar:

Estes dois textos provocaram um profundo impacto na minha forma de encarar os alunos, de me ver a mim , enquanto educadora, e aos meus colegas professores. Ao lermos os textos, somo alertados para a maneira de pensar e de estar dos nativos digitais.  Enquanto educadores, nós não poderemos doravante deixar de encara os nossos jovens  sob essa perspectiva, porque é mesmo necessáiro que sejamos nós a mudar também.
O facto de os alunos terem formas de pensar diferentes de nós, leva-nos a ter de alterar práticas de ensino e a agir em conformidade com essas características.
Os alunos, ou estudantes digitais, não são melhores ou piores do que os Imigrantes digitais.  Apenas aprenderam mais rapidamente o manusamento de ferramentas que para alguns de nós serão sempre um mistério.  Mas , afinal, de que modo aprendem os nossos alunos, que sabem eles e do que necessitam ainda saber?  Há quem diga que eles "não têm o pensamento profundo".  Mas não há dúvida de que dominam conhecimentos que nunca dominaremos e muito menos quando tínhamos as mesmas idades.  Cabe-nos a nós fazê-los construir estruturas mentais que sirvam de suporte aos conhecimentos.  Eles podem estabelecer rapidamente contactos, dominam a informação, mas de que modo fazem as associações dessa informação? Como vão construir e tornar consistente o seu próprio conhecimento, de forma estruturada e organizada?
Os educadores deverão procurar saber cada vez mais sobre o modo como se operam estes processos de aprendizagem para poder dar qualidade ao ensino.
Num  dos textos: "Digital natives digital immigrants",  Prensky diz-nos: Se os educadores se querem aproximar dos nativos digitais, façam-no, mas párem de resmungar!
Estou com ele, incondicionalmente!

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