sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


ACt_3: Os adolescentes e a construção da identidade

Um texto que gostaria também de ter trabalhado foi o de Susan Stern, (apresentado pela colegas, Raquel, Brígida e Conceição) que nos relata um estudo realizado pela Pew Internet & American Life Project,sobre construção de páginas, sites e conteúdos, in Producing sites, exploring identities. Youth authorship. Segundo a autora, a identidade e a adolescência são dois conceitos nebulosos. Além de que é a sociedade que os configura: "Through this lens, adolescence itself is viewed as a ‘by product of social condition and historical circumstance’, as well as of legal systems, educational institutions, economic structures, and the mass media."
Outro aspecto com muita pertinência é a questão da autoria. Os jovens sentem-se atraídos pela possibilidade de poderem publicar algo. (Convenhamos que todos somos assim!). Segundo o texto, muitas vezes, não passa de uma experiência: também sou capaz de fazer!, depois abandonam, e passam a outra actividade: "This motivation corresponds developmentally with adolescents’ growing capacity to set goals and increasing desire to demonstrate autonomy and competence."
Os blogues da escola onde trabalho têm também essa função, ser autor encanta e motiva os alunos. Verem os seus textos escolhidos para publicação  é um motivo de orgulho. Acho que as escolas poderiam avançar um pouco mais nesta vertente da "autoria" e tirar daí vantagens para a prática pedagógica.

Sem comentários:

Enviar um comentário