segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


Cyberbullying: dicas para evitar um perigo que espreita


Sabia que:
  • 43% dos adolescentes já foram sujeitos a cyberbullying
  • O Cyberbullying começa no 1º ciclo do ensino básico
  • 53% dos adolescentes admite que já enviou mensagens agressivas
  • Apenas 10% das vítimas  de bullying contam a verdade aos pais?


Deixamos aqui o URL de um site em língua inglesa que parece muito últil a crianças, adolescentes, pais e professores. Dá conselhos e respostas a interessados nestas questões.
Clique sobre a imagem.

O Cyberbulling é um dos actuais perigos na Internet.  O  outro são os predadores. No caso do cyberbullying, esta forma de agressão não escolhe idades; tanto afecta adultos como adolescentes e até crianças. Contudo, nestas faixas etárias mais baixas, as crianças não têm forma de se defenderem.  Muitos problemas começam quando os pais, em asa, não se apercebem nem dos sites frequentadospelos filhos, nem das redes sociais que eles visitam quotidianamente.  Pensamos, até, que há pais que estão completamente descuidaddos e muito pouco sensibilizados para estas questões.  Mesmo que se apercebam dos potenciais perigos, muitas vezes não têm forma de controlar o que os filhos fazem na Internet.
A sociedade tem poucas formas de se proteger.  Em Portugal já começamos a estar alertados para isso, mas quantos? quem? De que estratos sociais? O alerta apenas atinge que idades? E de que forma?  Estarão os professores sensibilizados para agir preventivamente?  E a colaboração com os pais? Faz-se de forma sistemática?

Esta não pode ser uma questão de acaso,  apenas dependente da boa vontade  de alguns.  Não podemos ficar por aí.  Começa a haver indicações ao nível da CEE no sentido de se criarem mecanismos de controlo e de segurança.  Mas chegarão?  As políticas locais devem contemplar estes problemas.  E os cidadãos devem ter uma palavra a dizer.  Cidadania também significa isso.


Ligações em Portugal: Portalbullying

1 comentário:

  1. Olá, Julieta!

    Este tema que aqui tratas é um tema muito importante e que, também, me interessa. Estando as crianças e os jovens a tentar conhecer o mundo que os rodeia, a tentar se integrar nesse mesmo mundo, será necessário que as pessoas com maior (e melhor?!) experiência de vida sejam capazes de os ajudar a não valorizar esse tipo de coisas. O 'bullying' pode causar danos graves aos jovens que não forem capazes de o desvalorizar.

    Aproveito a oportunidade para agradecer a visita ao meu blogue.

    Um abraço.

    MCX. (5ºMGIBE)

    ResponderEliminar