O que esperam os jovens do século XXI? Que escolhas devem fazer?
E os educadores, devem preocupar-se com competências transversais ou trabalharem para que os seus educandos construam um modelo de sociedade?
Perrenoud (2005)afirma que pensar o futuro da escola implica necessariamente reflectir sobre "a evolução dos sistemas sociais e as suas consequências para a educação". E apresenta-nos dois grandes eixos (citamos):
"1.Os desafios de socialização, que levam a escola a reforçar o desenvolvimento da autonomia e da cidadania; não só através de dispositivos específicos de formação como também por meio do conjunto das disciplinas.
2.Os desafios de formação, que a estimulam a dar ênfase ao desenvolvimento de competências, sem voltar as costas aos saberes, porém preocupando-se mais com a sua mobilização e a sua transferência."
Por isso, este sociólogo coloca-nos um ponto de interrogação sobre o futuro das sociedades complexas, que provavelmente viverão grandes contradições:
- A cidadania planetária e a identidade local
- globalização económica e fechamento político
- liberdades e desigualdades
- tecnologia e humanismo
- racionalidade e fanatismo
- individualismo e cultura de massas
- democracia e totalitarismo."
Perrenoud, Ph.,. A Escola e a cidadania.Porto Alegre:Artmed, 2005.
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