sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010


Desafios da socialização


O que esperam os jovens do século XXI? Que escolhas devem fazer?
E os educadores, devem preocupar-se com competências transversais ou  trabalharem para que os seus educandos construam um modelo de sociedade?
Perrenoud (2005)afirma que pensar o futuro da escola implica necessariamente reflectir sobre "a evolução dos sistemas sociais e as suas  consequências para a educação".  E apresenta-nos dois grandes eixos (citamos):
"1.Os desafios de socialização, que levam a escola a reforçar o desenvolvimento da autonomia e da cidadania;  não só através de dispositivos específicos de formação como também por meio do conjunto  das disciplinas.
2.Os desafios de formação, que a estimulam a dar ênfase ao desenvolvimento de competências, sem voltar as costas aos saberes, porém preocupando-se mais com a sua mobilização e a sua transferência."
Por isso, este sociólogo coloca-nos um ponto de interrogação sobre o futuro das sociedades complexas, que provavelmente viverão grandes contradições:
  • A cidadania planetária e a identidade local
  • globalização económica e fechamento político
  • liberdades e desigualdades
  • tecnologia e humanismo
  • racionalidade e fanatismo
  • individualismo e cultura de massas
  • democracia e totalitarismo."
O primeiro item,  Cidadania planetária e a identidade local,  toca num dos temas da disciplina Média e Socialização.  Os jovens, com o uso das novas tecnologias, dos média e da Internet, terão de desenvolver uma dupla cidadania: aprenderem a considerar-se cidadãos da Terra, sem deixarem de pertencer a comunidades locais, tomando consciência das múltiplas interdependências entre o local e o global (Perrenoud, 2005, p.133-136).

Perrenoud, Ph.,. A Escola e a cidadania.Porto Alegre:Artmed, 2005.

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