quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


Identidade Social na Adolescência. Diferenças de género?



O estudo de Schmitt, Dayanim e Mathias (2008) aponta também outras vantagens no uso da Internet e na construção de páginas: a sua utilização como diário auto-biográfico e o apoio nos trabalhos da escola.


O uso de blogues tem aumentado de uma forma expressiva tanto no apoio a actividades curriculares como não curriculares.

Há um número significativo de professores que já começam a usar blogues para divulgação de conteúdos, planificação de aulas e divulgação de trabalhos. No caso da disciplina de Português, alguns professores utilizam os seus próprios blogues como meio de divulgação da matéria e de trabalhos dos alunos. Com duas professoras, os alunos são levados a construir os seus próprios blogues, integrando o blogue/turma.

A prática está cada vez mais vulgarizada e as vantagens são muitas. Um dado curioso: o sucesso no uso da página ou do blogue revela algumas fraquezas na utilização da plataforma Moodle da escola. O que tem a ver, pensamos, com o anonimato. No Moodle, a interacção deixa sempre traços. E isto é tão verdade para os alunos como para os professores. Forma mais segura, sem dúvida, mas as razões da não preferência deixa algumas questões no ar, por responder.

A Segurança

Uma questão fundamental, aflorada por um dos estudos, é a segurança dos dados que põem em causa a segurança dos próprios jovens. O estudo de Huffaker & Calvert conclui que 70% dos adolescentes da amostra revelaram o seu primeiro nome, 59% deram a sua localização, 61% a informação do contacto e 44% o e-mail. Os autores, citam a este propósito Thornburgh & Lin (2002): sexual predators can pose a serious threat to minors who are online. Infelizmente, a Internet dá-lhes uma sensação de distanciamento e de falsa sensação de segurança que os leva a quebrar o anonimato e os pode levar a entrar em contacto com pedófilos e predadores sexuais fazendo-se passar por jovens adolescentes.

Há um trabalho de sensibilização a fazer nesse sentido, por parte das famílias, dos professores, mas igualmente do professor bibliotecário. O professor bibliotecário, na sua prática diária, deve alertar os alunos para estes perigos, deve colaborar de modo contínuo com alunos e professores.

Os estudos destes autores são importantes e podem indicar-nos o caminho: conhecer para prevenir!

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